segunda-feira, 26 de agosto de 2019

O CASAL FRANCISCO&SOLIDADE ROSA.

O CASAL FRANCISco&SOLIDADE ROSA
(osmarina rosa rodrigues)

No século XIX, chegava ao Brasil, um casal português em busca de melhores condições. Com um alvo em mira: Adquirir fortunas, crescer, enricar. Este casal chamava-se José Antonio Rosa de Souza e Maria Rodrigues da Conceição. Em abril de 1896, este casal ganhava um filho a quem deram o nome de Francisco Rosa de Souza. O sonho do casal português não se realizou. Enfrentaram muitas dificuldades, tiveram outros filhos e filhas e faleceram muito cedo deixando a família de menor idade. O primogênito (Francisco), tornou-se o arrimo da família. Enfrentou anos difíceis de escassez aqui em nosso Ceará.
Casou-se cedo com uma menina de 15 anos por nome Maria da Solidade. Adquiriu uma propriedade onde criou uma família de 15 filhos.
Eram católicos praticantes. Amavam, adoravam a virgem Maria e mais  um grupo enorme de outros ídolos. Certo dia chega em sua casa um jovem seu sobrinho que voltava do Maranhão onde estivera por alguns anos. Esse jovem havia tido a oportunidade de ouvir as Boas Novas do Evangelho e de aceitar o Senhor Jesus Cristo como o seu Salvador. Ao chegar na casa dos tios anunciou o Evangelho mas meus pais, o senhor Francisco Rosa e sua esposa ignoraram a mensagem de Salvação. Poucos meses depois chegavam aqui no Ceará alguns missionários norte americanos que atendendo o chamado e o ide de Cristo, anunciavam o evangelho em nossa região. Entre esses, os casais Percy e Sara Bellah e Edward Carlos e Dorothy Knechtel, fixaram morada no interior cearense afim de evangelizar e ganhar almas para o reino de Deus.
Assim, penetraram o sertão crateusense e ganharam algumas famílias para o reino de Deus. Voltavam sempre para discipular os salvos e fazê-los crescer no conhecimento da Palavra de Deus.  Dos servos discipulados formaram uma congregação na fazenda Purga de Leite propriedade da família Honorato, onde deram início aos trabalhos dominicais. Organizaram a Escola Bíblica Dominical. Maria Rosa a filha primogênita do casal Rosa, assiste a Escola Dominical, compreende a Palavra ali explicada e aceita o Senhor Jesus Cristo como o seu Salvador. Levou a mensagem de salvação aos seus pais mas esses não a receberam. Se revoltaram com a decisão da filha. Ela não desistiu e os levou a ouvir a Palavra. Meses depois os missionários Percy e Edward voltaram para visitar o grupo e continuar o trabalho ministerial naquela região. E os meus pais Francisco e Solidade Rosa os convidam para realizar um culto em sua casa (Na Fda. Barra-D'água). Foram e ficaram dois dias em nossa casa para realizar dois cultos consecutivos. Na primeira noite, o Pastor Percy pregou sobre o Céu, lugar de gozo eterno onde morarão aqueles que aceitarem o Senhor Jesus. Ao fazer o apelo, Dona Maria da Solidade é tocada pelo Espírito Santo e faz a sua decisão. Convida o marido (Sr. Francisco Rosa) mas, esse não aceitou.. Na noite seguinte o pastor Percy prega novamente. Desta feita fala sobre o inferno: "Lugar onde o fogo não se apaga e o bicho não morre". Fez o apelo e o Sr. Francisco Rosa não resistiu e fez a sua decisão ao lado de Cristo.
No dia seguinte, antes de voltarem para suas residências, o Pastor Percy Bellah batendo no ombro do Seu Chico Rosa, como era chamado, rindo falava: "Em Seu Chico, enquanto o senhor ouviu falar do céu não se decidiu deixar tudo por amor a Cristo e garantir o seu lugar na morada celestial mas, quando ouviu do lugar onde o fogo não se apaga e o bicho não morre... aí o Senhor resolveu querer o céu não foi?" entre risos e abraços. Louvado seja Deus! Andaram com Cristo, encaminharam a família aos pés do Salvador, perseveraram na fé e hoje estão na Glória com o Pai.
Agradecemos a Deus e aos missionários que corajosamente enfrentaram os sertões e os desbravaram, abrindo o caminho da salvação para muitos naqueles lugarejos, sofrendo, passando mal, dormindo pouco sem qualquer conforto, por amor a Obra Divina.
Aleluia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário