quinta-feira, 17 de junho de 2010

" Obicho que não morre e o fogo que não se apaga"



A CONVERSÃO DO CASAL FRANCISCO E SOLIDADE ROSA"

"DISSE JESUS: EIS QUE ESTOU À PORTA, E BATO; SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ, E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA, E CEAREI COM ELE E ELE COMIGO." (Apocalípse 3:20)





NOTA
Aqui está uma cópia do manuscrito da carta do Pr. Percy Bellah aos meus pais.


" Disse Jesus: Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas" ( João 10:11).






Salmo 23 - "O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam..."
(Nota: Esses eram os versos bíblicos preferidos dos meus pais. )


No século XIX, não preciso a data, chegava de Portugal no Brasil em busca de ganhos, riquezas... uma família de nome "Rosa de Sousa". Era um casal que tinha crianças. Uma destas crianças por nome José Rosa de Sousa, mais tarde seria o pai da criança de sexo masculino, que ganhou o nome de Francisco Rosa de Sousa. (meu pai); portanto, neto do casal português, que havia chegado e se estabelecido na região serrana. Mais precisamente Viçosa do Ceará. Os meus avós paternos, saíram da região serrana, mudando para o sertão dos inhamuns. E se instalaram no lugarejo de nome "Jatobá" município de Crateús no estado do Ceará, Brasil. Os pais de Francisco Rosa, morreram muito cedo, deixando-o como arrimo de família, tendo em vista a obrigação com os irmãozinhos todos de menor idade.
Francisco Rosa, casou-se com 23 anos de idade com a jovem menina de 15 anos, Maria da Solidade. Tiveram muitos filhos (15). Destes, 10 mulheres e 05 homens. Criaram todos com muita dificuldade financeira, muito trabalho, porém, com muita habilidade; pois foram zelosos, carinhosos e nos disciplinaram na medida necessária, nos conduzindo com caráter, com amabilidade e disposição igual a eles, para o trabalho. Na época da nossa infância, não havia escolas públicas nas fazendas como hoje. Os ricos compravam casas na cidade e colocavam seus filhos na escola, os pobres... ficavam nas fazendas, ou seja nas roças sem poder estudar. Meus pais foram corajosos e de boa visão. Contratavam professoras que se deslocavam de suas casas, à nossa casa para dar aulas a meninada do Sr. Chico Rosa e Dona Maria da Solidade. Assim, fomos todos alfabetizados e preparados até completar o primário. Eles eram católicos apostólicos romanos e não conheciam o santo Evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo

BOAS NOVAS CHEGAM À BARRA-D'ÁGUA! (Fazenda dos meus pais).

Os missionários Percy Bellah e Edward Carlos Knechtel, rompendo fronteiras, deixando de lado o bom conforto dos seus lares, sofrendo, não resta dúvidas, chegaram ao nosso lugarejo, levando até ali, as Boas Novas do Evangelho. Isso aconteceu em 1949. Eles costumavam ficar com as famílias que os hospedassem, por dois ou três dias. Faziam mais de uma reunião (cultos), evangelizando os hospedeiros e visinhos. Na 1ª noite, o Pr. Percy pregou sobre o céu. Detalhou o gozo infindo que é o céu, o descanso, e o prazer eterno do salvo. Quando fez o apelo, minha mãe, D. Maria da Solidade fez a sua decisão por Cristo; mas o meu pai resistiu. No dia seguinte, o Pr.Percy, pregou sobre o inferno."O lugar onde o bicho não morre, nem o fogo se apaga" Ah! Agora não deu mais p'ra protelar; compreendendo o terror que é o inferno e o quanto é ferreneo o tal fogo que não se apaga, meu pai preferindo o céu, fez a sua decisão

A alegria era constante, perene nos seus corações e em nosso lar! Passamos a viver o céu na terra. Deus começou a nos abençoar com todas as bênçãos espirituais e materiais.



Em 10 de outubro de 1967, este casal grandemente abençoado, completou 50 anos de casados. "Bodas de Ouro"!

Foi uma grande festa; na Fda. Estrela do Norte de propriedade do filho mais velho, Zacarias Rosa (de saudosa lembrança). Os missionários foram convidados. O Pr. Percy Bellah estava nos Estados Unidos (Carolina do Sul) de férias e não pode comparecer.








Foi uma linda celebração de gratidão a Deus. A família toda presente, e contamos com a presença também de vários amigos.




O Pr. Edward se fez presente e foi o oficiante das BODAS abençoando ao casal e sua família.



Este casal, (Fco. e Solidade Rosa) agora, está na glória! Mas a sua posteridade cresceu! Se desenvolveu! É uma posteridade abençoada! Em nossas vidas tem se cumprido a palavra do Senhor:


"...e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos." (Êxodo 20:6).
Nota: São sete pastores na descendência. Dois genros e cinco netos e uma missionária. A posteridade tem sido muito abençoada. Todos teem tido oportunidades maravilhosas e assim, além dos ministros evangélicos, há médicos, odontólogos, advogados, psicólogos, administradores de empresas, pedagogas, escritores, nutricionistas, enfermeiros, engenheiros, etc... porque Deus tem abençoado esta geraçõa, porque essa é uma posteridade bendita do Senhor

"Louvai ao Senhor porque Ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre!



Esta, é a casa que tomou o lugar da casinha pequena e muito simples onde moravam. Deus deu casa boa, energia elétrica e todo o conforto que se pode conseguir através da energia.







No local há também um pequeno templo (doação do casal Sr. Fco. Rosa e D. Maria da Solidade), onde ainda hoje o povo de Deus local, se reune e louva a Deus, na direção de um dos netos que é pastor. ( Pr. Israel Rosa).




Um dia escutei o testemunho do meu pai. Ele falava:"Enquanto alguns dos amigos me advertiram que eu agora ia acabar o que tinha, hospedando os protestantes, eu vi o contrário! Hospedei a Jesus Cristo junto com os protestantes e Jesus só nos abençoa, o que tínhamos foi multiplicado! Nunca mais nos faltou nada! HOJE ALÉM DA CERTEZA DE SALVAÇÃO, TEMOS ABUNDÂNCIA , DE TUDO! Graças a Deus! E somos muito agradecidos a DEUS e aos missionários que tiveram a disposição de vir ao nosso encontro e nos mostrar o caminho dos céus!" Foi legal ouvi-lo!!!!!!! Foi legal!!!!!

Uma outra contribuição que tivemos em nossa formação bíblica, foi da parte dos missionários Frank e Irene Forbes, Aline Adams, e das missionárias brasileiras (betelistas) Odacy da Cunha Lima, Ode Rodrigues de Sousa e outras, que se deslocavam para as fazendas (pequenas e rústicas fazendas), e outros que se deram ao trabalho brilhante em levar o ensino, o discipulado, aos adolescentes e crianças daquela região através das Escolas Bíblicas de Férias e de outras maneiras de ensino.

CARTA DO PASTOR PERCY BELLAH AOS MEUS PAIS NAS BODAS DE OURO.


36 E. Faris Roads Greenville, So. Car.
Prezados irmãos em Cristo

Sr. Chico e Dª. Solidade

Saudações no Senhor Jesus.
Dª. Sara e eu mandamos o nosso mui forte abraço e as nossas congratulações nesta grande e inesquecível data - as bodas de ouro dos nossos prezados irmãos em Cristo.
Agradecemos muito o convite para assistir a grande festa aí em Estrela do Norte.
Sabemos que será um grande sucesso e uma grande bênção para todos os assistentes, e sentimos bastante porque não foi possível estar com os irmãos nesta ocasião. Mas como diz o apóstolo Paulo em Colossenses; "Pois embora ausente quanto ao corpo, contudo em espíruito estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e firmeza da vossa fé em Cristo."
Irmão Chico, meu caro irmão em Cristo, e o meu filho espiritual na fé, foi para mim um prazer inesquecível a noite na casa do irmão Mariano e da irmã Alzira, em que o irmão aceitou o Senhor Jesus como seu Salvador. Preguei na noite anterior sobre o inferno, e depois na noite seguinte sobre o céu o lugar dos redimidos. Lembro-me bem da alegria que inundou os nossos corações no momento em que o irmão tocado pelo Espírito Santo, se decidiu por Cristo, e deixou o Salvador entrar uma vez para sempre em seu coração. E a nossa oração é que muitos outros por ocasião desta festa, sigam o exemplo, do irmão, aceitando o Senhor e Salvador.
Que Deus continue abençoando o amado casal, junto à sua prezada família, são os votos dos irmãos em Cristo que muito os estimam e amam no Senhor

Sara e Percy Bellah

Greenville, Carolina do Sul, em 27 de setembro de 1967.

Nota: Papai e mamãe, estão morando para sempre no céu. No lar Celeste, lugar de gozo eterno. Tiveram uma vida feliz, abençoada, e uma ditosa velhice! Sentimos saudades, é natural, mas estamos gratos a Deus por eles. Foram para nós um exemplo de vida! Um testemunho agradável como casal unido, como pessoas altruístas, dignas, respeitadoras, amáveis.

















Eu louvo ao meu Deus pelos pais que Ele nos deu. (Postado por Osmarina Rosa Rodrigues - missionária,pedagoga,especialista,escritora e poetisa) louvado seja Deus!.







































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário