terça-feira, 1 de junho de 2010

MULHER VIRTUOSA

A Palavra de Deus é profunda! Em sua profundidade, vamos encontrar a sabedoria divina espalhada por todas as suas páginas e abrangindo a todas as necessidades. Em Provérbios capítulo 31 no verso 10, lemos: "Mulher virtuosa quem a achará? o seu valor muito excede ao de finas jóias".

Sabe-se que virtuosa fala daquela que tem virtude. E aqui em proverbios, ela é uma mulher de:

-valor inestimável

-dígna de confiança

-diligente

-organizada

-amorosa

-atuante(na sua comunidade).

-laboriosa (sabia trabalhar para aumentar a renda da família).

NOTA:Essa mulher fora do comum era um paradígma de virtudes. Ou seja, um padrão, um modelo de virtudes.

Encontramos na própria Palavra de Deus, outras mulheres que foram notáveis e que servem de modelo padrão para nossas vidas. Verdadeiras mulheres virtuosas!

I - Eva. (A mãe de todas nós. Gênesis 3:20). Ela fora criada à imagem de Deus. (Gênesis 1:27).

Você também foi criada à imagem de Deus! Que privilégio!

Grave esta verdade em seu coração e sua mente: Você é a imagem de Deus. Por isso você é:

a) Criativa

b) Inteligente

c) Racional

Ser a semelhança de Deus significa ser um reflexo da sua glória. Você sabia? Nós refletimos a imagem de Deus a outras pessoas.

Quando refletimos a imagem de Deus?

-Quando transmitimos amor

-Quando praticamos um ato de bondade.

-Quando somos capazes de perdoar.

-Quando cumprimos nossos deveres fielmente.

Os outros sentem a presença de Deus por nosso intermédio. Isso é maravilhoso saber! Esse reflexo de Deus nos denuncia se somos uma mulher virtuosa. Portanto, uma mulher virtuosa é aquela que ama, que é bondosa, que cumpre seus deveres e que perdoa.
MULHER VIRTUOSA É A QUE SABE PERDOAR.
O assunto é por demais delicado, pois magoar, sentir-se magoado, milindrado, ofendido pelos outros é fácil porém perdoar quando esses arrependidos nos procuram e pedem o perdão, nem sempre estamos dispostos a perdoar. Olhemos o que está escrito em Mateus 6:15. "Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas". Famílias que se desentenderam e não se perdoaram, foram feridas... e as vezes são feridas mortalmente.
A falta do perdão gera câncer! É terrível!
Veja e medite: Mc 11:25; Lc. 17:04; Ef. 4:32; Cl 3:13.
Perdoa! Ao teu irmão, ao teu filho, aos amigos, a quem quer que tenha te ofendido, perdoa! E que possamos procurar a força espiritual no Senhor para não vivermos esta vida vulnerável, magoando e se magoando.
Reconhecer o pecado, confessar e receber o perdão gera alegria. Quando permitimos o pecado entrar em nossos corações, gerado pela desobediência como aconteceu com nossa primeira mãe, Eva, experimentamos o momento mais difícil da vida. A tristeza, a escuridão, as dúvidas, a dor nos envolvem. E só experimentamos a paz e a alegria quando somos perdoados. Veremos na continuação o momento difícil de Eva.
- Culpada! Foi o veredito pronunciado por Deus depois que Eva deu ouvidos ao tentador. Ela desobedeceu e envolveu o marido em sua rebeldia.
-Culpada! essa palavra ecoou na mente e no coração daquela mulher! Não houve questionamento quanto à sua culpa. Ela jamais poderia contestar!
Você já experimentou um momento difícil como esse de Eva? Eva experimenta o terror emocional e sente arrepios, agonia quando lembrava tudo o que tinha acontecido. Houve mudanças na vida de Eva e para o mal.
*Mudaças em seu casamento...
*Mudanças em seu lar...
*Mudanças em seu relacionamento com Deus... e em seu coração.
Eva passou por uma verdadeira tortura mental! A mente ocupada pelo terror do pecado, da amargura, da dor,, tristeza, mágoa, sem arrependimento, sem perdão.
Eva observa o quanto perdera. Foram muitas perdas sim. As perdas entristecem o coração, e Eva havia sofrido muitas perdas! Ela perdera...
a) Seu relacionamento com Deus. (Gênesis 3:8).
b) A bênção de um casamento imaculado. (Gênesis 3:12).
c) Sua inocência em relação ao mal.(Gênesis 3:22).
d) Seu filho Abel, assassinado pelo irmão. (Gênesis 4:8).
e) Seu filho Caim a quem Deus expulsou da terra onde vivia. Ela perdera quase tudo.
Dizem que que o homem consegue viver:
* 45 dias sem comida...
* 03 dias sem água...
* 08 minutos sem ar... mas apenas...
* 01 segundo sem esperança. E a esperança de Eva havia se esgotado.
MAS DEUS É MUITO BOM! E deu um terceiro filho a Eva. (Gênesis 4:25-26).
Ao 3º filho de Eva, Adão deu o nome de Sete, que significa "designado". E a alegria voltou ao coração de Eva. E desta data endiante Eva começou a invocar o nome do Senhor. E passou a ter comunhão, a interagir, dialogar, ouvir.
Sete, viria a ser parte da genealogia do Filho de Deus. Jesus Cristo, o qual trouxe copiosas e eternas esperanças para toda a humanidade. E esse Filho de Deus, também traz esperança para nós, mesmo que a nossa situação seja devastadora.
Agora é só buscá-lo, a porta está aberta - (Hebreus 5:9).
TOME POSSE DESTA BÊNÇÃO!

II - Hagar- Na continuação do nosso estudo sobre "Mulher virtuosa", veremos Hagar. (Gênesis 16:1-16), (Gênesis 21:8-21).

Hagar ou Agar, nasceu no Egito. Foi adquirida por Sarai, mulher de Abrão quando estes, juntamente com Ló, mudaram-se de Canaã para o Egito, pra escapar da fome. Estamos falando então de Hagar, serva de Sarai.

1) Sarai é estéril. (Gênesis 11:30)

a) Deus havia prometido um filho a Abrão. Uma semente, uma descendência, ou seja uma posteridade. Passaram-se 25 anos e a promessa não se cumpria. E Sarai estava ficando idosa.

b)A promessa foi repetida por várias vezes. Mas, o Senhor estava sempre alimentando a promessa.

Nota: Vejamos aqui uma vez quando o Senhor confrontou a Abrão, numa visão, e houve um diálogo muito forte.

Gênesis 15:1-6. "CONTA AS ESTRELAS SE É QUE O PODES!"

... depois destes acontecimentos. (Abrão se sepando de Ló o seu sobrinho, Ló levado cativo. promessas do Senhor, guerras, peregrinação por terras estranhas como o Egito....) aí, veio a Palavra do Senhor a Abrão, numa visão, e repete a promessa e fala:

-NÃO TEMAS ABRÃO, eu sou o teu escudo, e teu gaalrdão será sobremodo grande.

-Abrão: Senhor Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? E a mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro.

-Deus: Não! Nãoserá este o teu herdeiro. E o Senhor o conduziu pela mão até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. e lhe disse: Será assim a tua posteridade.

-Abrão creu no Senhor." "ASSIM SERÁ A TUA POSTERIDADE!"

Abrão e Sarai estavam esperando contra a esperança. Já se sentiu quase desfalecidos. Mas o Senhor o tomou pela mão! E o conduziu até lá fora... e falou: "OLHA PARA OS CÉUS, E CONTA AS ESTRELAS, SE É QUE O PODES!"

Será que o irmão ou a irmã já passou uma experiência semelhante a esta? Esteve quase desenganado com o senhor? Triste, aflito, envolto em nuvens densas e mesmo escuras?"Olha para os céus e conta as estrelas... se é que o podes!" Assim será a tua bênção! A tua resposta.... mas, pensemos na posteridade! Abrão naõ tinha uma decendência ainda... estava desanimado, mas o Senhor falou: como as estrelas do céu que você não pode contar, será a tua posteridade. Será a tua descendência! Será a tua família.

Todavia, mesmo com toda esta confirmação de Deus a Abrão, sua mulher Sarai lhe oferece sua serva Hagar, para que ele coabitasse e tivesse o filho...uma vez que ela já havia passado do tempo de ter filhos. Abrão aderiu à sugestão da sua mulher e coabita com Hagar e tem um filho.

Nota:Hamurabi, rei da Babilônia. Por snl, foi um dos mais importantes e Nuzi era uma cidade da Mesopotânia, onde foramencontrados muitos tabletes de argila onde foramescritos , compilado o mais antigo Código de leis conhecido como códigode Hamurabi. Na cidade de Nuzi foram encontrados mais de 20 mil tabletes. Em 1976 um destes tabletes foi publicdo por Pettinato. Bem, Hamurabi em seu famoso código, postou a lei que dava direito ao homem ter filhos com sua serva, caso a sua esposa fosse estéril, afim de dar-se continuidade à descendência. Centrado no conhecimento deste Código é que Abrão se dispois anuir à proposta de Sarai.

Convém observar, que Deus jamais permitira tal coisa.

O PLANO DE SARAI: (Há um paralelo - tanto nas palavas usadas como nas respectivas ações - entre Sarai, que "tomou Hagar... e deu-a por mulher a Abrão, seu marido", e Eva que "tomou-lhe do fruto... e deu também ao marido" (Gênesis 3:6). Em ambos os casos, a mulher intencionalmente tomou a iniciativa, e o homem aceitou pacivamente. Hagar tornou-se concubina de Abrão e mãe de seu filho. O plano de Sarai para obter um herdeiro era,em última análise, poligamia. Por sua vez, poligamia é uma violação doplano do Criador para o casamento. (Gênesis 2:24 veja I Timóteo 3). (Comentário da bíblia da Mulher, Gênesis 16:2, pág. 27).

Sabe-se que Sara teve ciúmes, expulsou Hagar de sua tenda. Hagar saiu pelo deserto, sofreu muito, grávida, sentiu muita sede, fome também. Mas no seu ventre estava uma vergôtea de Abrão. Uma posteridade bendita do Senhor. E o anjo do Senhor foi ao seu encontro em pleno deserto. Deus faz surgir um poço dágua, uma fonte, Hagar sacia sua sede, ouve ao anjo que a manda voltar e ela obedece. E Hagar falou: "Tu és Deus que vê; pois disse ela: não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?" Por isso, aquele poço se chama Beer-Laai-Roi; está entre Cades e Berede. (Gênesis 16:13-14).

Como podemos ver Hagar como mulher virtuosa?

Vemos suas virtudes 1º) do ponto de vista de uma serva que não teve culpa alguma em se tornar comcubina de Abrão. Sarai, a esposa é que foi tola no mamento em que deixando de confiar na promessa do Senhor, oferece a serva ao marido. 2º) do ponto de vista da obediência; ela ao ouvir a voz do anjo no deserto de Sur, obedece-o e volta par a casa dos seus senhores. Submete-se aos caprichos de Sarai e sofre. É pordemais coagida! E lançada fora com o filho. 3º) virtuosa por saber ouvir. Ouviu novamente ao anjo e o obedeceu. E foi grandemente abençoada com abundância de água para socorrer ao filho e a sua própria vida.

Ela enxergou uma fonte no deserto; encheu o odre, tirou a sede do filho, e continuou a demanda. Por diferentes ocasiões, podemos estar em pleno desertos. Que saibamos buscar ao Senhor, clamar como fez Hagar e Ismael. Deus nos ouvirá. Ele pode abrir fontes em pleno deserto e nos saciar a sede.

(Postado pela Miss. Osmarina R. Rodrigues).

Nenhum comentário:

Postar um comentário