segunda-feira, 26 de setembro de 2011

AS DÁDIVAS DO ESPÍRITO SANTO

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

"A cerca do dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes" (I Corintios 12:1).


Que são dons espirituais? Qual a sua função e utilidade na Igreja?
Os dons espirituais são dádiva de Deus, dádivas do Espírito Santo.
É através dos dons espirituais que a Igreja de Cristo conhece, fala e age de forma sobrenatural. Eles auxiliam a Igreja a cumprir a sua missão e a manifestar a glória de Deus.
Stanley Horton define os dons do Espírito Santo como sendo "faculdades da pessoa divina operando no homem". Ou seja, é uma operação especial do Espírito Santo através do crente.


Relação dos dons espirituais:- I Coríntios capítulo 12.


1) Palavra da sabedoria. v.8(a) 2) Palavra do conhecimento. v.8(b). 3) Fé v.9 (a). 4) Dons de curar. v.9(b). 5)Operações de milagres. v.10(a). 6) Profecia. v.10 (b). 7) Discernimento de espíritos. v.10(c). 8) Variedades de línguas v.10(d). 9) Capacidade para interpretá-las. v.10(e).


NOTA: Os dons espirituais podem ser classificados em 03 grupos:


Primeiro grupo:  Dons de revelação: (palavra da sabedoria, palavra da ciência e discernimento dos espíritos). Palavra da sabedoria e da ciência, são assim chamados, porque concedem ao crente poder para o saber. São conhecimento em forma sobrenatural. A capacidade de saber e de aplicar as revelações são as principais virtudes e finalidades  da sabedoria e da ciência. Tiago 3:17;  " Mas a sabdoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera." 
I Coríntios 2:6-8. - "Entretanto falamos de sabedoria entre os que já tem maturidade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. Ao contrário falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes dos princípios das eras, para a nossa glória. Nem um dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória."
A palavra da Ciência ou do Conhecimento também não provém de habilidades humanas. Não é adivinhação; fenômeno psíquico, perceptivo telepático (leia Deuteronômio 18:9-12) e nem tão pouco é o resultado de um profundo  conhecimento bíblico e teológico.
A palavra da Ciência é uma revelação sobrenatural que Deus concede aos crentes em certos momentos de suas vidas, com a finalidade de socorrer os seus e manifestar sua glória e poder.
As palavras da Ciência e da sabedoria se completam. A primeira permite conhecer os segredos  divinos; a segunda leva o crente a aplicar corretamente os  conhecimentos revelados.


2) Discernimento de espíritos. Como as palavras da Ciência e da Sabedoria, o dom de discernir os espíritos é uma capacitação sobrenatural do Espírito Santo que permite  conhecermos a natureza e o caráter dos espíritos. Ajuda o crente a separar o falso do verdadeiro, o puro do impuro, o santo do pecador, o joio do trigo e, especialmente a intenção dos corações. Veja I João 4:1.
Vemos um exemplo no Velho Testamento, no caso da cura de Naamã. Ele foi curado da lepra através do Profeta Eliseu. Eliseu não cobrou absolutamente nada embora o general Naamã tenha oferecido prata e roupas de festa, em pagamento pela sua cura. Mas, infelizmente Geazi o servo de Eliseu, cobiçando a dádiva, vai correndo atrás do General e pede as coisas além de mentir. O pobre Geazi apenas herdou a lepra do Generl. Os que compram e vendem  os dons de Deus, morrem  leprosos, mesmo que esta doença não seja visível no corpo, inunda a alma com a imundície deste pecado, chamado de simonia (II Reis 5:20-270).
No Novo Testamento temos o exemplo de Paulo em Atos, 16:16-18.


II - Segundo grupo: Dons de poder: (fé, dons de cura e operações de milagres).
Estes dons, concedem ao crente meios para a realização de obras espirituais entre os homens.
   1) - Os dons de cura e a operação de milagres, são concedidos como uma solução divina capaz de amenizar o sofrimento humano através da fé em Jesus Cristo. Todas as  enfermidades estão sujeitas estão sujeitas à cura divina. Deus de um modo sobrenatural, comunica, saúde e força aos corpos afligidos.
                - Jesus deixou o exemplo. Ele dedicou grande parte do seu ministério para curar enfermos. Ele falou aos seus discípulos: "curai os enfermos" Veja (Tiago5:16)"Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos".
Atos 14:8-10. "E estava assentado em Listra certo varão leso dos pés, coxo desde o seu nascimento, o qual nunca tinha andado. Este ouviu falar de Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, disse em voz alta: Levanta-te direito sobre os teus pés. E ele saltou e andou."
Jesus tinha pleno conhecimento das condições do homem sem Deus. Corações quebrantados, cativos do pecado, cegos espirituais, oprimidos pelos demônios. Por isso Ele declarou: "O Espírito do Senhor é sobre mim, pois me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para curar os quebrantados de coração, a apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos;  a por em liberdade  os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor". - ( Lucas 4:18 e 19).
VEJAMOS AGORA COMO OPERAM OS DONS DE CURAR.
A Bíblia Sagrada mostra em diferentes oportunidades, diferentes métodos utilizados  no uso dos dons de curar. No caso da cura do paralítico de Betesda e no caso de Enéas, tanto Jesus como Pedro usaram apenas uma palavra de ordem, sem oração, imposição de mãos ou qualquer outra atitude. Jesus apenas ordenou: "Levanta-te toma a tua cama e anda". Pedro declarou: Enéas, Jesus Cristo te dar saúde; levanta-te e faze a tua cama" (Atos 19:11-12; Marcos 8:23; e João 9: 11-17.)


2) Agora  os dons de operação de milagres. Se constitui em manifestações especiais do poder de Deus, que fogem às limitações humanas. São superiores e inexplicáveis. Deus usa seus servos de maneira miraculosa e extraordinárias. Nesta operação que envolve milagres, o Supremo Senhor, apenas usa da forma que Ele quer as leis e forças por Ele mesmo criadas em socorro dos seus filhos. Isso é milagre. Veja Gálatas 3:5. "Aquele, pois, que vos dá o Espírito e que opera maravilhas entre vós o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?"


3) O dom da fé. Implica na capacitação espiritual e sobrenatural que conduz o crente a confiar em Deus, a fim de realizar proezas em nome do Senhor.
Existe a fé natural, exercitada no dia a dia, como tomar o ônibus acreditando que chegará no seu destino; apanhar o avião crendo que chegará em paz. Todo mundo tem fé natural; crentes e descrentes.
Mas no caso do dom, é a fé sobrenatural capaz de movimentar os dons de curar e a operação de maravilhas.

Terceiro grupo: Dons de inspiração: (profecia, variedades de línguas e interpretação de línguas).


Estes dons dizem respeito à virtude do falar, não pela mente humana mas, pelo Espírito Santo.
1) - O dom de línguas  de interpretação. A Bíblia faz menção das línguas estranhas como sinal  do batismo no Espírito Santo e também como uma concessão especial, chamada de variedades de línguas ou dom de línguas.
O apóstolo ensina que para que este dom edifique a Igreja, faz-se necessário que haja intérprete. Portanto esses dons devem andar juntos. Quando alguém falar em línguas que haja um para interpretar a fim de a igreja seja edificada. I Coríntios 14:13;18,28,39-40.
2) O dom de profecia- profetizar como dom, é falar  aos homens em nome de Deus, com  a finalidade de edificar, exortar e consolar (I Coríntios 14:29).
a) As fontes da profecia. O motivo que faz o dom de profecia sujeito ao julgamento da Igreja é, sem dúvida, as suas 03 fontes de inspiração: O espírito humano, o espírito imundo e mentiroso, e o Espírito Santo.
Leia - Jeremias 23:16; 21; E 25.
A prova de ser espiritual e profeta é aceitar o que diz a Bíblia. I Coríntios 14:37-40.




Amém.







3 comentários:

  1. Ó Senhor meu! nos encha da tua graça! Banha-nos com a tua unção! não faremos nada no teu trabalho bendito, no teu santo ministério, sem a unção bendita do teu Santo Espírito! Amém.

    ResponderExcluir
  2. IRmã Osmarina, muito obrigado pela publicação, me ajudou para preparar a lição da EBD.

    ResponderExcluir
  3. ok irmão! Glorificado seja o nome bendito do Senhor! Gostaria de conhecer melhor o irmão, mesmo através do blog!
    Que o Senhor o abençoe INFINITAMENTE MAIS!(Efésios 3.20).

    ResponderExcluir