segunda-feira, 19 de julho de 2010

TEMPOS DIFÍCEIS! (autora:Osmarina Rosa Rodrigues).


BLOG:POSTERIDADEBENDITADOSENHOR. Proprietária: Osmarina Rosa Rodrigues.



"AS VEREDAS ANTIGAS""Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas, mas eles disseram: Não andaremos". (Jeremias 6:16).

Estas palavras foram transmitidas pelo profeta Jeremias, há mais de 2.600 anos. Eram palavras do Senhor. Alguns séculos depois, o apóstolo Paulo visitou a Grécia, o berço da filosofia ocidental. Ali em Atena, Paulo pronunciou uma das mais intrépidas mensagens aos senhores atenienses. E o apóstolo Paulo começou pela mensagem ANTIGA. Paulo foi para o início, Paulo foi para Gênesis, para o Criador do Universo. E iniciando pelo versículo 21 de Atos 17, discorreu todo o poder de Deus na criação do mundo e do homem. Fez uma profunda exposição da santidade de Deus tanto quanto de sua magestade e senhorio.
"... ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuário feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;" (Atos 24-26).
O apóstolo faz brotar a lembrança de que Deus fez o homem para o buscar. Deixa muito claro que em Deus vivemos, e nos movemos, e existimos, cita os poetas gregos "porque dele também somos geração". (Atos 17:28).

"PORQUE DELE TAMBÉM SOMOS GERAÇÃO"! - Estamos tratando de posteridade. Geração, descendência, (descendência futura). Posteridade bendita do Senhor ou geração bendita do Senhor.
Infelizmente, esta geração tem desprezado as "VEREDAS ANTIGAS" ou, seja, ao ensino da Palavra de Deus que é antiga, que é ao mesmo tempo eterna, que não perecerá. Então não nos esqueçamos: "As veredas antigas" é o ensino da Palavra de Deus", da Bíblia Sagrada.
COMO TRILHAR PELAS VEREDAS ANTIGAS?
Uma das maneiras mais viáveis é recebendo dos pais, quando transmitida por estes. As famílias, já eram aconselhadas, por Deus, a instruir os filhos, na sã doutrina, nos preceitos do Senhor. Deuteronômio 6:3-9. ..."Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te".
Ensina a Palavra de Deus. Sê o exemplo de seguidor do Senhor. Anda na obediência...
Neste versículo da Palavra de Deus, há alguns ítens que merecem a nossa atenção. São 07 frases de um teor riquíssimo, quando meditado, ingerido, absorvido pela mente, pelo coração, pela alma. Vejamos então:
1ª) "Estas palavras que hoje te ordeno." - As palavras veem do Senhor. O aconselhamento divino, afim de que as famílias fossem bem estruturadas, é de longas datas. Vamos encontrar na Bíblia Sagrada, no V.T. o Senhor reunindo as famílias na pessoa dos pais, dos cabeças ou, dos anciãos para instruí-los com ensinamentos básicos, fundamentais e indispensáveis à vida, para que repassassem aos seus filhos. Através do ensino da Palavra é que as famílias eram estruturadas, instruídas, e grandemente abençoadas. Havia memoriais. Havia recomendações aos filhos para que estes pudessem ver o que o Senhor havia feito.

"Os feitos do Senhor ficavam como memorial".


*Josué 4:1-24. Encontramos ali um dos testemunhos mais lindos dos feitos do Senhor, dos seus cuidados pra com os seus filhos e do memorial que Ele exigiu que fosse levantado para servir de testemunho, ou seja, de sinal entre os pais e os seus filhos.

"1.Tendo, pois, todo o povo passado o Jordão, falou o senhor a Josué, dizendo: 2. Tomai do povo doze homens, um de cada tribo, 3.e ordenai-lhes, dizendo: Daqui do meio do Jordão, do lugar onde, parados, pousaram os sacerdotes os pés, tomai doze pedras; e levai-as convosco e depositai-as no alojamento em que haveis de passar esta noite.4. Chamou pois, Josué, os doze homens que escolhera dos filhos de Israel, 5. um de cada tribo, e disse-lhes: Passai adiante da arca do SENHOR, vosso Deus, ao meio do Jordão, e cada um levante sobre o ombro uma pedra, segundo o número das tribos dos filhos de Israel, 6.para que isto seja por sinal entre vós; e, quando vossos filhos, no futuro, perguntarem, dizendo: QUE VOS SIGNIFICAM ESTAS PEDRAS?
7. então, lhes direis que as águas do Jordão foram cortadas diante da arca da Aliança do Senhor; em passando ela, foram as águas do Jordão cortadas. Estas pedras serão , para sempre, por memorial aos filhos de Israel. 8.Fizeram, pois, os filhos de Israel como Josué ordenara... estas pedras serão, para sempre, por memorial aos filhos de Israel."

- Obedeceram. Obedecer a Palavra de Deus, faz a diferença!

...21. E disse aos filhos de Israel: Quando, no futuro, vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam estas pedras? 22. fareis saber a vossos filhos, dizendo: ISRAEL PASSOU EM SECO ESTE JORDÃO. 23. Porque o Senhor, vosso Deus, fez secar as águas do Jordão, diante de vós até que passásseis,
24. Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do Senhor é forte, a fim de que temais ao Senhor, vosso Deus, todos os dias." ALELUIA!(DÍGITO DA AUTORA).

Queridos pais, e queridas mães, atentem para estas recomendações do Senhor. Repassem o ensino da palavra de Deus, da sã doutrina, dos bons costumes, o caráter de Jesus para os vossos filhos, na infância, na 1ª infância, e vocês terão um retorno fascinante! Terão, sem dúvida alguma filhos que terão vidas alicerçadas, vidas que serão uma delícia na vida de vocês.

Que vos significam estas pedras?

...Quando, no futuro, vossos filhos perguntarem a seus pais dizendo: "Que significam estas pedras?"
Então respondereis:
*Israel passou em seco este Jordão.
*O Senhor fez secar as águas do Jordão até que passásseis.
*Para que todos os povos da terra saibam que a mão do Senhor é forte.
*Afim de que temais ao Senhor, vosso DEUS, todos os dias.
Senta junto do teu filho meu querido, minha querida ( pai e mãe), e repassa todas as verdades do Senhor, e faz um memorial do poder de Deus. Não deixa outro fazer, faça você mesmo. Não ninguém melhor para ensinar o amor de Deus aos pequeninos, do que os pais, mais precisamente a mamãe. Mostra os feitos de Deus.

2ª) "Estarão no teu coração". Trata-se da 2ª frase. E eu pergunto: " As palavras do Senhor já estão no teu coração, papai e mamãe? Sim? então não deixe para mais tarde, fale destas palavras para os seus filhos. Não sejam omissos! Sim, eu sei que o tempo é corrido. Que você dá graças a Deus, ter uma missionária, a pastora etc... para cuidar desta parte, para você descansar. O tempo sempre foi corrido para quem quis enfrentar a vida da melhor maneira. No meu tempo de mãe de crianças, e eu tive três, também era corrido. Eu trabalhava fora, (dois expedientes), estudava à noite, dava um curso de música aos sábados, e ajudava o meu esposo (como pastor) na igreja o domingo inteiro. Mas, sabe quem contava uma história para eles entre um expediente e outro? Eu! Todos os dias. Eu! Ao meio dia, e à tardinha quando voltava do trabalho. Achem tempo queridos, vale a pena! Evangelize aos seus filhos com uma história de Jesus. Com uma história dos feitos do Senhor. Repassa uma das maravilhas que estão no teu coração.
Temos um exemplo fantástico na vida de Suzana Wesley. Ela teve 16 filhos. E ela teve tempo para orar por todos todos os dias. Ela soube reservar uma hora por dia para orar por cada filho. Certamente, Suzana leu a palavra de Deus pra estas crianças. Resultado: 16 FILHOS de Deus, 16 missionários na obra de Deus. E você poderá dizer: " Nos tempos de Suzana Wesley era diferente, ela vivia só para casa. Sim era muito diferente! Veja: Suzana lavava a roupa de todos, e não tinha a lavadora eletrônica que temos hoje, Suzana cozinhava para todos, e não tinha o fogão à gás que temos hoje. Suzana não dispunha de uma quantidade vantajosa de facilidades que temos hoje! Mas Suzana Wesley, tinha a Palavra de Deus em seu coração e se dispôs lançá-la nos corações dos seus filhos.

3ª) "Tu as inculcarás a teus filhos e delas falarás". Inculcar, significa repetir muito (algo), para gravar no espírito (de alguém), instruir, aconselhar, ensinar.Pois é, com a Palavra de Deus deve ser assim. O pai, e a mãe devem ensinar repetindo cada dia, até que fique fixo na mente e no caráter. Ensina falando, mais tarde há de ensinar com o seu exemplo de vida. O filho observa como os pais estão agindo. A tendência é imitá-los.
Conta-se que um pai que bebia muito, que realmente era alcoólatra, além de estragar a sua própria vida, desagradava a vida da sua família. Ele não tinha forças para deixar de beber. Certo dia este homem saiu de casa cambaleando de bêbado. Tão bêbado que não se sustentava em pé direito. Tinha chovido e por onde ele passava havia muita lama, de forma que onde ele pisava ficava um buraco com a forma do seu sapato. Lá pelas tantas ele resolveu olhar para trás e qual não foi a sua surpresa! O seu filho de 05 anos o acompanhava e pulando ia colocando seus pés em cada rastro do pai.
Não! Não é possível! O meu filho seguindo os meus passos? O meu filho seguindo os passos de um miserável homem embriagado? Não! Não é isso que eu quero para o meu filho! Voltou, tomou o filho pelo braço, o conduziu para casa e foi a última vez que ele bebeu.

Os nossos filhos estão na nossa responsabilidade. Se dermos a eles a orientação certa, se ensinarmos a eles o caminho que devem andar, se formos um exemplo digno de vida, eles nos observarão e seguirão os nossos passos. É a própria Bíblia Sagrada que nos ensina: "... se for santa a raiz, também os ramos o serão." (Romanos 11:16).

4ª) ... "e delas falarás assentado em tua casa." Quando eu me converti, aprendemos com os missionários que nos conduziram aos pés do Senhor, que como família devíamos cultivar o aprendizado da palavra de Deus em casa realizando o culto doméstico. Quando nos casamos, pomos em prática este costume, que muito nos abençoou. As nossas crianças tiveram a oportunidade de aprender da palavra de Deus no culto doméstico. Assentados; ensinamos a palavra aos nossos filhos. Foi assentada na mesa de jantar, que eu ensinei o caminho da salvação ao meu filho primogênito, enquanto dava-lhe uma aula. Foi assentada numa cadeira que eu ensinei ao meu segundo filho que o seu coração era o terreno onde a palavra de Deus precisava ser plantada. Foi assentada no batente da nossa casa grande em Crateús, que eu ensinei ao meu terceiro filho, que o Senhor Jesus nos comprou com o seu sangue, mesmo tendo sido ele quem nos criou; e que ao aceitarmos, somos dele duas vezes. Eles creram. Eles são salvos louvado seja Deus!

5ª) "... e andando pelo caminho..." Andando pelo caminho, não significa andar a pé. Podemos andar juntos pelo caminho de carro. E podemos ir conversando. Ensina o caminho do Senhor, a sã doutrina, enquanto saem juntos. Isso também significa dar um bom testemunho de vida.

6ª ) "... e ao deitar-te" - Conheço algumas famílias que não dispõem de tempo para fazer o culto doméstico, mas na hora de dormirem há um cuidado especial dos pais em orarem com os filhos e fazem também uma ligeira leitura da Palavra de Deus.

7ª )" ... e ao levantar-te." Não é possível tanto culto! Sim não é possível! Pois seja com sua vida. Amanheça louvando a Deus. Cite palavras de gratidão ao Senhor, como "Ó DEUS, COMO TU ÉS BOM!" " Eu te louvo meu Deus pela noite de sono tranqüilo!" e assim estaremos repassando Deus para nossa família.

"Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a calamidade, porque são a posteridade bendita do Senhor..."(Isaías 65:23).

Assim estaremos conduzindo os nossos filhos nas "Veredas Antigas".

"Porque dele também somos geração."

Que o Senhor te abençoe e te guarde mamãe e papai, e que os faça infinitamente mais sábios e dispostos a encaminharem os seus filhos nos seus caminhos. Lembrando sempre que estamos vivendo "TEMPOS DIFÍCEIS!"

(Postado por: Osmarina Rosa Rodrigues)


4 comentários:

  1. Osmarina, que riqueza esta mensagem. Muito importante para o nosso tempo. Louvo a Deus por sua vida.
    SHALOM.

    ResponderExcluir
  2. oi meu irmão! Fico feliz por saber que minhas postagens estão abençoando alguém.... obrigada pela palavra. Que Deus continue abençoando o irmão no seu ministério que é tão oportuno!
    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pra senhora viu... adorei essa postagem!!! acho q vc não sabe mais sou neta de Nilta Rosa e fico orgulhosa de saber que tenho uma escritora na família...

    Indiara Rosa

    ResponderExcluir
  4. Oh! Que alegria! Muito prazer! então vc é filha da Irandir? Onde moras? S. Paulo? Amanhã verei a sua avó. Iremos até a Barra-d'água.Me manda um e-mail: rodriguesrosaosmarina@gmail.com para nos falar melhor ok?

    Bjos,
    Tia Mazinha.

    ResponderExcluir