quarta-feira, 26 de maio de 2010

COISA DE CRIANÇA


"O NINHO DO TÉU TÉU"
Aconteceu na fazenda do meu cunhado. Tinha um açude e todos os dias eu e minhas duas grandes amigas da minha idade, íamos tomar banho no açude. Eu estava passando uma temporada na casa da minha irmã mais velha que já era casada, e tinha idade de ser minha mãe. Um dia nós vimos a ave que em algumas regiões é chamada de "quero-quero" mas aqui na nossa região (Nordeste do Brasil) ela é conhecida por "Téu-Téu". Na verdade, eu mesma chamava de "Tetéu" e minhas amiguinhas também. Pois é! O fato é que ouvimos os gritos dele e fomos ver se encontrávamos o seu ninho. E... ENCONTRAMOS! Nós três, éramos três "sapequinhas" que arrumavam coisa pra nossas próprias cabeças e pras cabeças das mães e das irmãs, que eram responsáveis por nós, como no meu caso e da Lurdinha que estávamos com irmãs.
E o que aconteceu? VEJA NA POESIA.
O NINHO
Era o ninho do Téu-Téu.
O ovo eu quis pegar.
O Téu-Téu voou baixinho
O meu olho quis furar
Na pele, um arrepio.
Corri... corri amedrontada;
E a ave? Pousou no topo
Da pedra, aliviada.
Achei o ninho da rolinha
Na cerca baixa do quintal
Vi dois ovos bem branquinhos!
Branquinhos como cristal!
Nesses eu não quis pegar
À rolinha respeitando
Os ovinhos são "seu tudo",
Deles cuida, sempre amando!
Postado por Osmarina (pedagoga). Do livro "Meu Florilégio" de O.R.Rodrigues e Vitória B.Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário