quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A Importância do Lar. cont.....(pág. 04)


ALEGRIA - A família deve conservar um espírito feliz! Se não o tem por transferência da própria família, os pais, devem adquirir, pois a alegria é fundamental e recomendada pela Palavra de Deus.
Pai e mãe seriam mais bem sucedidos se, antes do casamento trabalhassem as suas emoções, seus comportamentos, afim de adquirirem um espírito alegre para o dia a dia.

A família deve estar informada de tudo que venha ajudar a ter um lar feliz. Deve estar informada também daquilo que os atrapalhará, afim de evitá-lo. O mal de uma família é repassado para filhos e netos. Só os bisnetos escapam. Não serão atingidos pelas mazelas, mal hábitos, desrespeitos, espírito de violência, taras maléficas etc. Graças a Deus, sabemos que os fiéis [aqueles que temem ao Senhor, que já foram lavados com o sangue do Cordeiro... estão livres, estarão em segurança] é a promessa bendita do Senhor. (Isaías 65:8-10). Deixar que o Senhor se entronize em nossa vida, é o primeiro passo para a libertação. Há uma necessidade urgente de aceitar o Senhor Jesus como Salvador de suas vidas; sem o qual não conseguiremos a vitória.
O segundo passo é segui-lo e imitá-lo. Todos nós nascemos com uma natureza difícil! A Bíblia Sagrada vai fundo e fala que nascemos com natureza de serpente. E... precisa de uma mudança. Estamos falando do "eu" que precisa ser trabalhado, transformado, trocado no trono do viver.
A psicologia, a sociologia e a psiquiatria o classificam como gestor da psique e gestor da emoção e há os que o denominam como u
m dos códigos da inteligência. Seja como for, há uma necessidade emergente de ser trabalhado. A Bíblia Sagrada o chama de "Velha Natureza;"que será quebrada e feita denovo. Uma Nova Natureza. O centro desta mudança é o coração do homem e o autor desta mudança é o Senhor Jesus Cristo. No coração do homem não há lugar para os dois. Ou o Senhor Jesus é entronizado ou o "eu".
Para que o "eu" gestor da psique ou gestor das emoções seja trabalhado, polido ou transformado, faz-se necessário o "eu" ou seja, o egocentrismo ser demitido e Jesus, gestor da vida, da paz, da justiça, da salvação e da ALEGRIA, ser admitido e centralizado!


4) -RESPEITO MUTUO - a) O respeito na família deve ser iniciado pelo marido, respeitando a família enquanto reconhece ser a esposa e mãe a pessoa mais delicada, a quem o marido deve todo o cuidado a ponto de se entregar por ela, como explica o próprio Espírito Santo em Efésios 5:25. "Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela". b) Esposas sendo submissas aos seus maridos em tudo...( Efésios 5:24). c) Filhos andando em obediência. Aos pais Deus deu a responsabilidade de ensinar, corrigir, zelar por eles, amá-los. Aos filhos, Deus deu o dever de obedecer aos pais no Senhor.



5)HARMONIA -Para que o lar possa ser vitorioso e mantenha a harmonia em família, faz-se necessário viver conforme o ensino de Efésios 5:22-6:1-4. Isso significa dizer; viver em obediência à Palavra. Para que os pais vejam o seu lar harmonioso, eles precisam adquirir o bom hábito da harmonia.precisam repassar para os filhos. Pais, não podem se dar ao descaso deserem omissos para com os seus filhos. Precisam adquirir aptidões e repassar em todas as oportunidades inculcando no filho o ensino sobre o respeito, o altruísmo, o perdão, advertir sobre o perigo do orgulho, ensinar amar a Deus acima de todas as coisas, bons hábitos, ética tec...etc.
Há retorno! Quando conseguimos nos cobrir com o manto felpudo do respeito nos protegeremos com um retorno incomparavelmente maior. O manto do respeito envolve uma área muito ampla. Começa entre os membros da família e se estende aos amigos, vizinhos, aos mestres, àqueles que nos servem, às autoridades, aos idosos, aos que pensamos que não é ninguém. Mas é! Todo ser humano tem a sua identidade, tem a sua história; merecendo portanto o respeito como pessoa, como humano e não ser tratado como "um ferro velho." Se conseguirmos como pais habilidosos transmitir aos nossos filhos o conceito real do respeito ao outro, o treinamento e prática deste código tão excelente, teremos filhos que compreenderão as outras pessoas. Filhos que terão a capacidade de se colocar no lugar do outro! Guardar e proteger aos que o cercam, começando palos pais. A esse atributo poderemos chamar de altruísmo.
O altruísta tem uma alma grande, alma enriquecida de compreensão, de bondade. Uma alma enriquecida de generosidade, de simpatia, de amor. O altruista é desprendido, e sabe tomar o lugar do outro. É capaz de se doar, é vacinado contra toda forma de discriminação e contra o estrelismo, o individualismo e o egocentrismo.


DISCIPLINA: ( encontra-se na post. do dia 06/03)




" NÃO TRABALHARÃO DEBALDE"
(de miss. osmarina)


Toda família tem uma idéia profunda da preciosidade de cada filho. Cada casal sabe o valor de cada um. Os cuidados começam quando a mamãe descobre que tem um novo ser se formando no seu ventre. E começa por esse filho o amor incondicional. Se é uma mãe cristã, esta passa a conversar com Deus sobre o mesmo. Inicia-se um trabalho definido, delicado, uma demanda responsável, inteligente, satisfatória e entusiasta. A mãe inteligente começa um trabalho útil e proveitoso!
Ela busca sabedoria na Palavra de Deus; busca compreensão no agir corretamente em cada situação. Ela penetra nos conhecimentos divinos e fica centralizada nas palavras de Deus através do profeta Isaías: "..não trabalharão debalde (ou envão), nem terão filhos para a calamidade.!" Ela busca o preparo emocional para ser uma mãe fascinante que repasse para o filho a educação mais completa possível! Buscando a sabedoria do alto, ela será a melhor educadora do mundo!

"O melhor educador não é o que controla, mas o que liberta" (A.Cury) Ver se estamos entendendo o processo das palavras do psiquiatra e analista. O que apenas controla vai controlando cada situação, sustentando, como acontece com o paleativo. Aparentemente tudo está bem mas no fundo, no fundo, nada resolvido, nada sarado! Outro exemplo: A pressão arterial do hipertenso pode ser controlada com os medicamentos próprios, embora não esteja curada. Os pais, poderão controlar as diversas situações dos filhos. O comportamento, os modos de vida, suas palavras, quando seria melhor libertá-los de vez. Libertar dos maus costumes, do mal comportamento, do "eu" ou seja da "velha natureza" e o encaminhar ao conhecimento verdadeiro do nosso Senhor e libertador Jesus Cristo! O que é possível, embora trabalhoso. Para que pais e mães tenham filhos bem estruturados, educados, emoções trabalhadas, obedientes, faz-se necessário dar tempo para esse trabalho. Precisa serem dispostos a se assentarem junto aos filhos para ensinar. Ensinar antes de tudo, amar a Deus e ter prazer na meditação da Sua Palavra. Ensinar a viver, ensinar os bons costumes, ensinar a boa postura, o respeito ao outro, ensinar a se desviar do mal caminho e seguir ao caminho do bem, que é Cristo, ensinar a ter amigos que valham a pena, ensinar a se expressar, falar bem, até a se portar na mesa, e a se assentar com postura. Custa um preço, mas vale a pena. Que sejamos pais dinânicos e nunca pais omissos aos seus deveres, nunca relaxados no ensino ao filho. O filho aprende! E nunca se esquecerá. É a própria Palavra de Deus que nos alerta: "Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velha não se desviará dele" (Provérbios 22:6).


"
O melh
or educador não é o que aponta os erros, mas o que os previne" - (A.Cury).
Uma mãe sábia, tem cuidados tão seguros com os seus filhos que prever os acontecimentos antes que aconteçam; tem coragem de alertá-los, evitando por dezenas de vezes que erros sejam cometidos. Desta forma ela está previnenindo. Mães que tem adolescentes, presisam de muito preparo para saber agir na hora certa e ajudá-los de forma adequada, livrando-os de uma montanha de desasjustes na vida.

"O melhor educador não é o que enxerga o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível." (A.Cury).

Vendo o invisível! Moisés, é um grande exemplo da criança instruída nos caminhos de Deus, pela mãe e ainda criança. Quando cresceu, preferiu ...abandonar o Egito nem ficou amedrontado pela cólera do rei; antes permaneceu firme como quem vê aquele que é INVISÍVEL". (Hebreus 11:27). Isso se chama fé. E ele tinha fé em Deus porque fora ensinado pela mãe. Mãe sábia vê o invisível e encaminha o filho de maneira correta.

A mãe sábia, trabalha o bom desempenho do filho, encima de bons princípios.
Pais, sejamos corajosos, firmes, e estejamos ensinando aos nossos filhos com o nosso exemplo de vida, com o nosso testemunho e com o ensino. Assim veremos a nossa posteridade feliz, livre, servindo ao Senhor com alegria!
























2 comentários:

  1. D. Osmarina, seu blog está lindo! Clin. O conteúdo também está ótimo. Gostei especialmente da Alegria, como requisito para uma família bem estruturada. Como essa alegria tem faltado entre as famílias, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. ok! MUITO OBRIGADA ROSANA. Espero ser uma bênção! Ore sempre por esse projeto da minha vida e eu agradeço.

    ResponderExcluir