terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

"A IMPORTÂNCIA DE UM LAR"

A IMPORTÂNCIA DO LAR.
Ficamos pasmos pelo número de famílias desestruturadas, corruídas pelas enchentes maléficas dos desajustes. São milhares de famílias vivendo um caos, vivendo um deserto árido, o mais inóspto possível. Há uma montanha de famílias lidando com o conflito indesejado.
Precisamos lembrar que a família é uma dádiva de Deus. A família é um canteiro florido com as mais belas e as mais perfumadas flores além de conduzirem o mais intenso colorido que vem gerado por Deus para embelezar o mundo. É a família que vai dar continuidade à geração; à posteridade.
O que é uma família literalmente falando?
A família foi constituída por Deus. Vamos encontrar a primeira família, feita por Deus, no livro de Gênesis.
"Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: "sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a;" - Gênesis 1:27-28.
Fez o Senhor o homem à sua imagem o que significa dotado de raciocínio com capacidade de expressar emoções e de agir voluntariamente. Especialmente dotado de capacidade de manter íntima comunhão com o seu criador. (lindo!).
Viu o Senhor que não era bom para homem está só e lhes fez uma "auxiliadora" que lhe fosse idônea. Gênesis 2:18. Uma ajudadora. No original, a palavra usada para ajudadora é "ezer"; que em várias situações é a mesma usada para referir-se ao Senhor Deus como ajudador do seu povo, sempre ao seu lado, procurando por todos os meios prover o melhor para ele. E à mulher Deus confiou uma missão semelhante. Que privilégio Ele deu à mulher!
A família portanto constituída por Deus, deve andar conforme seis parâmetros encontrados em Efésios 5:22-6:1-4.
22. As mulheres sejam submissas aos seus próprios maridos, como ao Senhor; 23. porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é  cabeça da igreja, sendo este mesmo salvador do corpo. 24. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas aos seus maridos. 25. Maridos, amai vossas mulheres como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26. para que a santificasse... 6:1-4. Filhos obedecei a vossos pais no Senhor pois isto é justo.Honra a teu pai e a tua mãe, pois é  primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e seja de longa vida sobre a terra. E vós pais não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.

1) - Temor ao Senhor. (Efésios 5:22-6:1-4).
De longas datas, já havia entre os filhos de Deus, a preocupação com o lar, com as famílias. Razão porque o salmista Davi, se importando também com um lar bem estruturado, dirigiu a recomendação ímpar e elogiável tanto quanto necessária, ao cabeça do lar; escrevendo a poesia acróstica que se encontra no salmo 112. Essa poesia descreve o caminho do homem que teme ao Senhor e faz um par com o salmo 111 que descreve os caminhos de Deus.
"Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, e se compraz nos seus mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre.
...não se atemoriza de más notícias: o seu coração é firme, confiante no Senhor."
"A sua descendência será poderosa na terra: será abençoada a geração dos justos."
Vemos nas palavras de Davi, conduzido pelo Espírito de Deus, uma das mais belas declarações divinas para o homem. É promessa, é fertilidade, é bênção.
Deus é fiel e sua Palavra não fenece. Cumpre-se.
"...e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos" - (Êxodo 20:6).
Somos felizes quando somos geração de alguém que temeu ao Senhor e guardou os seus mandamentos.
Vale a pena!
2) - Comunhão. Esta comunhão surge no lar entre os seus membros e destes com Deus. Sabe-se que desde o início há famílias que viveram momentos desérticos experimentando a agonia da incompreensão, das dores, dos desatinos quando mesmo membros da própria família se desajustaram ao ponto de praticarem o assassinato como no caso da família de Caim e Abel. Lares que subiram o palco da inveja, das brigas, do egoismo, da pretensão, como o lar de Isaque e Ismael e muitos outros. Mas o Senhor não os fez para tal tragédia. Deus quer fazer de cada família uma bênção! O propósito de Deus é conduzir a família no brilho da sua glória; para esse fim Deus a constituiu.
Para nos manter um lar vitorioso precisamos manter comunhão com Deus, através da meditação de Sua Palavra, orando, buscando a sua presença, praticando o perdão e vivendo em amor.
3)Alegria.
4)Respeito mútuo.
5)Harmonia -
6) Disciplina.
NOTA: estes 04 últimos ítens, serão encontrados ao clicar em postagens recentes ou mais antigas, no final.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O3º ítem é a alegria. Posterior a esta página ok?

    ResponderExcluir
  3. a paz do senhor eu sou ana paula esposo irmao eudes

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor Ana Paula! Que o Senhor te abençoe! Torne-se seguidora do meu blog e aproveite as mensagens da Palavra de Deus!
    http://osmarinaposteridadebenditadosenhor.blogspot.com/

    A Paz!

    ResponderExcluir